domingo, 14 de dezembro de 2008

Lendo Charles... "Um poema de amor"

 

A Love Poem

all the women
all their kisses the
different ways they love and talk and need.

their ears they all have
ears and throats and dresses
and shoes and
automobiles and ex              -  husbands.
mostly
the women are very
warm they remind me of
buttered toast with the butter melted
in.

there is a look in the
eye: they have been
taken they have been
fooled. I don        ’t quite know what to               

do for
them.

I am
a fair cook a good
listener

but I never learned to

dance— I was busy
then with larger things.

but I’ve enjoyed their different 
beds

smoking cigarettes
staring at the
ceilings. I was neither vicious nor
unfair. only
a student.

I know they all have these
feet and barefoot they go across the floor as
I watch their bashful buttocks in the dark. I know that they like me, some even
love me

but I love very
few.

some give me orange and vitamin pills;
others talk very quietly of
childhood and fathers and
landscapes; some are almost

crazy but none of them are without
meaning; some love
well, others not

so; the best at sex are not always the
best in other
ways; each has limits as I have

limits and we learn
each other
quickly.

all the women all the
women all the

bedrooms
the rugs the
photos the

curtains, its 
something like a church only
at times there  ’s

laughter.

those ears those

arms those
elbows those eyes
looking, the fondness and

the wanting I have been
held have been
held.

Um poema de amor

todas as mulheres
todos os beijos delas as formas variadas como amam e
falam e carecem.

suas orelhas elas todas têm orelhas e gargantas e vestidos e sapatos e
automóveis e ex      - 
maridos.
principalmente
as mulheres são muito
quentes elas me lembram a torrada amanteigada com a manteiga derretida
nela.

há uma aparência
no olho: elas foram
tomadas, foram
enganadas. não sei mesmo o que
fazer por

elas.

sou
um bom cozinheiro, um bom

ouvinte
mas nunca aprendi a
dançar    —   eu estava ocupado  
com coisas maiores.
mas gostei das camas variadas

lá delas
fumar um cigarro
olhando pro teto. não fui nocivo nem

desonesto. só um
aprendiz.

sei que todas têm pés e cruzam
descalças pelo assoalho
enquanto observo suas tímidas bundas na penumbra. sei que gostam de mim algumas até
me amam
mas eu amo só umas

poucas.


algumas me dão laranjas e pílulas de vitaminas;
outras falam mansamente da
infância e pais e
paisagens; algumas são quase

malucas mas nenhuma delas é
desprovida de sentido; algumas amam
bem, outras nem

tanto; as melhores no sexo nem sempre
são as melhores em
outras coisas; todas têm limites como eu tenho

limites e nos aprendemos
rapidamente.

todas as mulheres todas as
mulheres todos os

quartos de dormir
os tapetes as
fotos as

cortinas, tudo mais ou menos
como uma igreja só
raramente se ouve

uma risada.

essas orelhas esses

braços esses
cotovelos esses olhos
olhando, o afeto e a

carência me
sustentaram, me
sustentaram.

 

 

"..."

"Ai, amor, miragem minha,
minha linha do horizonte,
é monte atrás de monte, é monte,
a fonte nunca mais que seca.
Ai, saudade, inda sou moço,
aquele poço não tem fundo,
é um mundo e dentro
um mundo e dentro
um mundo e dentro
é um mundo que me leva"

!Djavan - Chico Buarque/1983

Nenhum comentário:

Postar um comentário